top of page
Wallpaper consoles.jpg
game boy colorrrrrr_edited.png
game boy colorrrrrr_edited.png
PSP_edited.png
Capas Diversas.jpg

PC-FX

Capas Diversas.jpg
Capas Diversas.jpg

Console:

PC-FX

Empresa: 

Nec

Gênero:

Variados

Lançamento:

23/12/1994

Capas Diversas.jpg

Jogadores:

Até 2

Capas Diversas.jpg

O PC-FX (ピーシー エフエックス Pī Shī Efu Ekkusu) é um console doméstico de 32 bits feito pela NEC.Foi lançado no Japão em 23 de dezembro de 1994,apenas algumas semanas após o PlayStation da Sony e um mês após o Sega Saturn.É o sucessor do PC Engine,conhecido como TurboGrafx-16 na América do Norte. Ao contrário de seu antecessor,o PC-FX só foi lançado no Japão.O console tem a forma de um PC em torre e foi projetado para ser atualizado de maneira semelhante.No entanto o PC-FX não possuía um chip gráfico baseado em polígonos 3D que tornava o sistema sem potência em comparação com seus concorrentes. Também era caro e carecia de suporte ao desenvolvedor e,como resultado, era incapaz de competir efetivamente com seus pares da quinta geração.O PC-FX foi o último console de videogame doméstico da NEC.

O PC-FX como o sucessor do seu bem-recebido sistema de 4ª geração,o PC-Engine.O PC-FX foi baseado em uma arquitetura de sistema de 32 bits chamada "Tetsujin" ou "Iron Man",desenvolvida internamente pela NEC.A NEC demonstrou o Iron Man em uma série de feiras e eventos durante 1992 e,no meio do ano, discutia o lançamento iminente de um sistema de videogame baseado no Homem de Ferro com muitos desenvolvedores de terceiros.Na época,o primeiro PC Engine ainda era bastante popular no Japão e as opiniões sobre a tecnologia do Homem de Ferro eram misturadas. Muitos não estavam interessados ​​em mudar para um hardware mais potente enquanto o mercado de PC Engine ainda estava crescendo, e como resultado a NEC parou o trabalho no projeto Iron Man, optando por mais modificações na tecnologia do PC Engine.descontinuado em fevereiro de 1998.

Quando a NEC decidiu lançar o PC-FX, as especificações ficaram relativamente inalteradas em relação à arquitetura Iron Man originalmente revelada. A diferença mais significativa foi a adição de uma nova CPU RISC V-810 de 32 bits.O console foi anunciado no final de 1993.Em um especial Game Machine Cross Review em maio de 1995,Famicom Tsūshin marcaria o console PC-FX em 18 de 40.

Incomum para um console de quinta geração, o PC-FX não possui um processador gráfico de polígonos.O raciocínio da NEC para isso era que os processadores de polígonos da época eram relativamente de baixa potência, resultando em figuras com aparência de blocos, e que seria melhor para os jogos usar gráficos de polígono pré-renderizados.A qualidade brilhante do PC-FX foi a capacidade de descomprimir 30 imagens JPEG por segundo enquanto reproduz áudio gravado digitalmente (essencialmente uma forma de Motion JPEG ).Isso resultou no PC-FX com qualidade de vídeo de movimento total superior a todos os outros consoles de quinta geração.

O público-alvo do sistema era aproximadamente cinco anos mais velho do que o PC Engine,na esperança de que os fãs do PC Engine fossem trazidos para o console sucessor.Em uma entrevista cerca de um ano antes do lançamento do sistema, um representante afirmou que embora a NEC não tenha descartado totalmente a possibilidade de um lançamento fora do Japão, eles concluíram que,a menos que outros usos não relacionados a jogos fossem desenvolvidos para o PC-FX,venderia mal nos EUA devido ao seu alto preço.

A NEC dirigiu a Hudson Soft,com quem eles continuaram sua parceria sobre o PC Engine, para desenvolver apenas jogos baseados em franquias de anime populares e usando imagens animadas pré-renderizadas. Apesar de essa política ter contribuído para os pontos fortes do hardware a Hudson Soft impediu que as séries bem-sucedidas do PC Engine, como Bomberman e Bonk,fossem lançadas no PC-FX.

Ao contrário de praticamente qualquer outro console (exceto o 3DO e o CD-i ), o PC-FX também estava disponível como placa PC interna para NEC PC-98 e AT/IBM PC compatíveis.Esta placa de PC veio com dois CDs de software para ajudar os jogos do programa do usuário para o PC-FX.No entanto,os problemas de compatibilidade impediram que jogos desenvolvidos com este software fossem realmente executados no console.O PC-FX foi descontinuado no início de 1998. Ele vendeu apenas 400.000 unidades ao longo de sua vida útil.

Lista de jogos lançados:

Aa! Megami-sama!
Akazukin Cha-Cha: Osawagase! Panic Race!
Albarea no Otome
Angelique Special
Angelique Special 2
Angelique: Tenkū no Requiem
Anime Freak FX: Vol.1
Anime Freak FX: Vol.2
Anime Freak FX: Vol.3
Anime Freak FX: Vol.4
Anime Freak FX: Vol.5
Anime Freak FX: Vol.6
Battle Heat!
Blue Breaker: Ken yori mo Hohoemi o
Boundary Gate: Daughter of Kingdom
Can Can Bunny Extra DX
Chip Chan Kick!
Chōshin Heiki Zeroigar
Cocktail Pack
Comic Road
Cutie Honey FX
Der Langrisser FX
Dōkyūsei 2
Dragon Knight 4
Farland Story FX
Fire Woman: Matoi-gumi
First Kiss Story
Fushigi no Kuni no Angelique
Ginga Ojōsama Densetsu Yuna FX: Kanashimi no Sirene
J.B. Harold Blue Chicago Blues
Kishin Dōji Zenki FX: Vajra Fight
Kokū Hyōryō Nirgends
Konpeki no Kantai
Last Imperial Prince
Lunatic Dawn FX
Mahjong Gokū Tenjiku
Makeruna! Makendō Z
Megami Tengoku II
Minimum Nanonic
Miraculum: The Last Revelation
Ojōsama Sōsamō
Pachio-kun FX: Maboroshi no Shima Daikessen
Pia Carrot e Yōkoso
Power DoLLS FX
Return to Zork
Ruruli Ra Rura
Shanghai: Triple-Threat
Sotsugyō II: Neo Generation FX
Sotsugyō: Graduation Real
Sparkling Feather
Super Power League FX
Super Real Mahjong PV
Team Innocent: The Point of No Return
Tekipaki: Working Love FX
Tenchi Muyō!: Ryō-ōki FX
Tengai Makyō: Dennō Karakuri Kakutōden
Tokimeki Card Paradise: Koi no Royal Straight Flush
Tonari no Princess Rolfee!
Voice Paradise
Wakusei Kōgekitai: Little Cats
Zen-Nihon Joshi Pro Wrestling: Queen of Queens
Zoku Hatsukoi Monogatari: Shūgaku Ryokō

Capas Diversas.jpg
Capas Diversas.jpg
Capas Diversas.jpg
bottom of page