top of page
Wallpaper consoles.jpg
game boy colorrrrrr_edited.png
game boy colorrrrrr_edited.png
PSP_edited.png
Capas Diversas.jpg

Pandora

Capas Diversas.jpg
Capas Diversas.jpg

Console:

Pandora

Empresa: 

OpenPandora

Gênero:

Variados

Lançamento:

2009

Capas Diversas.jpg

Jogadores:

1

Capas Diversas.jpg

Pandora é um console de jogo portátil e um computador pessoal móvel originalmente lançado em 2010. Ele é projetado para aproveitar as vantagens do software livre e de código aberto existente e ser um alvo para o desenvolvimento de homebrew . Inclui vários recursos que nenhum console de jogo portátil tinha anteriormente, tornando-o um cruzamento entre um console de jogo portátil e um subportátil . É desenvolvido e produzido pela OpenPandora, que é composta por ex-distribuidores e membros da comunidade do GP32 e GP2Xhandhelds. Até 2013, vários lotes de variantes do Pandora ligeiramente atualizadas foram produzidos. Em 2014, o desenvolvimento de um sucessor redesenhado e atualizado, chamado DragonBox Pyra , foi iniciado.

O desenvolvimento do Pandora começou quando Craig Rothwell, Fatih Kilic, Michael Mrozek e (mais tarde) Michael Weston se uniram e planejaram um sistema portátil que se destacaria nas áreas em que pensaram nos sistemas GP32 e GP2X (da Game Park e GamePark Holdings, respectivamente) foram defeituosos. [5] O Pandora foi projetado com base em ideias e sugestões contribuídas por membros do fórum GP32X, com o objetivo de criar o dispositivo portátil de código aberto definitivo. [6] Ao anunciar o sistema, os designers do Pandora afirmaram que seria mais poderoso do que qualquer console de videogame portátil que já existia.

O design final do case e do teclado foi feito por Dave Cancilier (DaveC), que era conhecido nos fóruns por modificações personalizadas de hardware.

Em fevereiro de 2008, o wiki Pandora já havia sido criado; a partir de 2014, ele contém mil páginas e é traduzido com a extensão MediaWiki Translate .

Os custos iniciais de desenvolvimento e configuração foram financiados por meio de uma abordagem de crowdfunding , em que os primeiros apoiadores forneciam dinheiro suficiente para apoiar uma execução de produção, e quando o console entrava em produção, cada apoiador recebia o dispositivo pelo qual pagou (o que realmente acabou o que aconteceu devido a estouros de custo é que os primeiros apoiadores receberam dispositivos, uma vez que as vendas posteriores recuperaram os custos de investimento inicial). A OpenPandora começou a receber pagamentos em 30 de setembro de 2008 e começou a enviar aos clientes em 21 de maio de 2010. No final de 2011, após problemas de produção, a OpenPandora mudou sua produção do Texas para a Alemanha, atrasando produção, e o dispositivo foi atualizado de 256 MB para 512 MB de RAM.

Em 3 de setembro de 2012, 4.600 unidades foram enviadas e 400 dos primeiros fornecedores ainda estavam esperando para receber um console, já que essas pré-encomendas só são atendidas quando as vendas para novos clientes são feitas. Desde junho de 2012, um novo modelo de 1 GHz foi disponibilizado em quantidades limitadas durante o verão de 2012. Devido à escassez de chips anteriores de 600 MHz, este novo modelo se tornou o padrão de fato em 2013.

Em março de 2013, a fila de pré-encomenda da empresa alemã OpenPandora GmbH (de propriedade de Michael Mrozek, também conhecida como EvilDragon) foi finalmente liberada. A fila de pré-encomenda restante da empresa UK OpenPandora Ltd. (de propriedade de Craig Rothwell) acabou sendo significativamente maior do que o originalmente relatado, e a empresa do Reino Unido solicitou ser eliminada. Isso significa que os pré-encomendantes originais da empresa do Reino Unido provavelmente nunca obterão sua unidade da empresa do Reino Unido. Também por causa disso, os compradores perderam seu dinheiro. Embora não haja conexão legal entre as duas empresas, a empresa alemã OpenPandora GmbH está tentando ajudar esses clientes do Reino Unido, oferecendo-lhes descontos significativos (se eles decidirem comprar uma unidade da empresa alemã em vez de esperar pela empresa do Reino Unido) e por organizar doações da comunidade para obter unidades financiadas por pares.

Em 2 de dezembro de 2013, cerca de 6.000 unidades foram enviadas. Em 19 de novembro de 2013, foi anunciado que a produção do lote final do Pandora foi iniciada. Cerca de 7500 Pandoras foram feitas e vendidas no total entre 2010 e 2014, com a produção impossibilitada devido à escassez de chips WiFi.

Em 2014 o projeto OpenPandora abriu os arquivos de design de hardware para a comunidade, tornando o OpenPandora uma espécie de hardware open source .

Especulações e discussões sobre um sucessor do Pandora começaram nas placas do OpenPandora . Recursos e um protótipo de demonstração foram anunciados na FOSDEM 2014; o projeto é denominado DragonBox Pyra .

Capas Diversas.jpg
Capas Diversas.jpg
Capas Diversas.jpg
bottom of page