





Metroid Prime


Console:
Nintendo GameCube
Empresa:
Retro Studios
Gênero:
Tiro em 1ª Pessoa
Lançamento:
17/11/2002

Jogadores:
1

Metroid Prime é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Retro Studios e publicado pela Nintendo para o GameCube . Metroid Prime é a quinta parcela principal dafranquia Metroid e o primeiro jogo da série a usar computação gráfica 3D e perspectiva em primeira pessoa . Já que a exploração tem precedência sobre o combate, a Nintendo classifica o jogo como uma "aventura em primeira pessoa" ao invés de um jogo de tiro em primeira pessoa . Foi lançado na América do Norte em novembro de 2002 e no Japão e na Europa no ano seguinte. No mesmo dia de seu lançamento na América do Norte, a Nintendo também lançou o jogo Metroid Fusion para Game Boy Advance , marcando o retorno da série Metroid após um hiato de oito anos após Super Metroid .
Metroid Prime é o primeiro jogo da saga Metroid Prime , que se passa entre o Metroid original e Metroid II: Return of Samus . Como os jogos anteriores da série, Metroid Prime tem um cenário de ficção científica em que os jogadores controlam o caçador de recompensas e o protagonista da série, Samus Aran . A história segue Samus enquanto ela luta contra os Piratas Espaciais e seus experimentos biológicos no planeta Tallon IV. O jogo foi uma colaboração entre a equipe da Retro em Austin, Texas , e funcionários japoneses da Nintendo, incluindo produtoresShigeru Miyamoto e Kensuke Tanabe , o primeiro dos quais sugeriu o projeto após visitar a sede da Retro em 2000.
O jogo recebeu elogios da crítica e sucesso comercial, vendendo mais de um milhão de unidades somente na América do Norte. Ele ganhou vários prêmios de Jogo do Ano e é considerado por muitos críticos e jogadores como um dos melhores videogames já feitos , permanecendo como um dos jogos de maior audiência no Metacritic . Em 2009, uma versão aprimorada foi lançada para o Wii como um jogo autônomo no Japão, e como parte da compilação internacional Metroid Prime: Trilogy .
Samus Aran intercepta um sinal de socorro da fragata do Pirata Espacial Orpheon , cuja tripulação foi massacrada pelos próprios sujeitos experimentais geneticamente modificados dos Piratas . No núcleo do navio, ela luta com a Rainha Parasita, uma versão gigante dos minúsculos parasitas a bordo do navio. A Rainha Parasita é derrotada e cai no núcleo do reator da nave, iniciando a destruição da nave. Enquanto Samus está escapando da fragata, ela encontra uma versão cibernética de Ridley chamada Meta Ridley. Durante sua fuga, uma explosão danifica o traje de Samus, causando o mau funcionamento de algumas de suas habilidades. Samus escapa da fragata e persegue Ridley em seu helicópteroem direção ao planeta vizinho Tallon IV.
Depois de pousar no mundo superior de Tallon, Samus explora as áreas próximas de Tallon IV e descobre as ruínas de Chozo, os restos da civilização Chozo. Enquanto ela explora as ruínas, ela descobre que o Chozo do planeta foi morto por Phazon em um meteoro que atingiu Tallon IV há muitos anos. Depois de recuperar suas habilidades perdidas nas ruínas, Samus encontra seu caminho para as Cavernas Magmoor, uma série de túneis cheios de magma , que são usados pelos Piratas Espaciais como uma fonte de energia geotérmica . Seguindo os túneis, Samus viaja para Phendrana Drifts, um local frio e montanhoso que abriga uma antiga ruína Chozo e laboratórios de pesquisa Space Pirate usados para estudar os Metroids . Depois de obter novas habilidades, Samus explora os destroços doOrpheon e então se infiltra nas Minas Phazon, onde ela descobre o resultado do projeto de experimentação Phazon, incluindo o Metroid Prime, uma criatura que veio para Tallon IV com o meteoro. Avançando mais fundo nas minas, Samus luta seu caminho através dos Piratas Espaciais aprimorados pelo Phazon e obtém o Traje do Phazon após derrotar o monstruoso Pirata Omega.
Samus descobre o Templo do Artefato que Chozo construiu para conter o Metroid Prime e impedir o Phazon de se espalhar pelo planeta. Para obter acesso à Cratera de Impacto do meteoro, Samus coleta e une os doze artefatos Chozo. Enquanto Samus retorna ao templo com os artefatos, Meta Ridley aparece e a ataca. Samus derrota Ridley e entra na Cratera do Impacto, onde ela encontra o Metroid Prime. Depois de derrotá-lo, o Metroid Prime absorve o Phazon Suit de Samus e explode. Samus escapa da cratera em colapso e deixa Tallon IV em sua nave. Se o jogador completar o jogo com todos os itens obtidos, o Metroid Prime é mostrado se reconstruindo em um corpo semelhante a Samus .


