





Lode Runner


Console:
Nes
Empresa:
Brotherbund
Gênero:
Puzzle
Lançamento:
31/07/1984

Jogadores:
1

Lode Runner é um videojogo de puzzle de 1983, lançado primeiramente pela Brøderbund. É um dos primeiros jogos a incluir um editor de níveis, que possibilitava que os jogadores desenvolvessem seus próprios níveis. Este recurso reforçou a popularidade do jogo, com revistas como a Computer Gaming World realizando competições para ver quem poderia construir o melhor nível. Tozai, Inc. detém atualmente a propriedade intelectual e os direitos de marca registrada de Lode Runner.
O jogador controla um boneco que deve coletar todo o ouro em um nível, evitando os guardas que tentam pegar o jogador. Depois de coletar todo o ouro, o jogador deve chegar ao topo da tela para passar de nível. Existem 150 níveis no jogo, que desafiam progressivamente as habilidades de resolução de problemas ou tempos de reação dos jogadores.[3]
Os níveis apresentam um motivo de plataforma de tijolos de vários andares, com escadas e barras manuais suspensas que oferecem várias maneiras de viajar. O jogador pode cavar buracos no chão para prender os guardas temporariamente e pode caminhar com segurança em cima dos guardas presos. Se um guarda estiver carregando uma barra de ouro ao cair em um buraco, ela será deixada para trás e poderá ser recuperada pelo jogador. Com o tempo, os pisos escavados se regenerarão, preenchendo esses buracos. Um guarda preso que não pode escapar de um buraco antes que ele se encha é consumido, ressurgindo imediatamente em um local aleatório no topo do nível. Ao contrário dos guardas, o personagem do jogador não pode escalar para fora de um buraco e será morto se ele encher antes que ele possa escapar por outros meios. Os pisos podem conter alçapões, através da qual o jogador e os guardas cairão, e alicerce, através do qual o jogador não pode cavar.
O jogador pode cavar um buraco apenas para qualquer lado e não diretamente abaixo de si mesmo. Isso introduz uma estratégia para quando cavar um buraco com x blocos de profundidade, o jogador deve primeiro cavar um buraco de pelo menos x de largura para poder cavar através dele, já que o número de espaços diminuirá a cada camada, já que o próprio jogador deve ocupar um espaço e precisa de pelo menos um espaço livre adjacente a ele para poder cavar. No entanto, as exceções a esta regra surgem quando o jogador escava da posição de estar em uma escada, ou pendurado em uma barra mão-a-mão, o que permite ao jogador cavar e descer repetidamente uma linha. Esse tipo de escavação está envolvido na resolução de muitos dos níveis.
O jogador começa com cinco vidas; cada conclusão de nível concede uma vida extra. Se um guarda pegar o jogador, uma vida é subtraída e o nível atual é reiniciado. O personagem do jogador pode cair de alturas arbitrárias sem qualquer lesão, mas não pode pular, e os jogadores podem se prender em buracos dos quais a única saída é abortar o nível, custando uma vida, e começar de novo.


