





Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3


Console:
Playstation 2
Empresa:
Bandai
Gênero:
Luta
Lançamento:
04/10/2007

Jogadores:
Até 2

Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 ou Dragon Ball Z: Sparking! METEOR (ドラゴンボールZ Sparking! METEOR?) é um jogo eletrônico para PlayStation 2 e Wii em 3D, de gêneros ação e luta, desenvolvido pela Spike e publicado pela Atari, na América do Norte, e pela Namco Bandai, na Europa e no Japão. A versão para PlayStation 2 foi lançada na América do Norte e na Europa em 9 e 13 de novembro de 2007, respectivamente. Já o lançamento da versão para Wii ocorreu no dia 3 de dezembro de 2007 nos Estados Unidos e em 15 de fevereiro de 2008 no Reino Unido. No Japão, ambas as versões lançaram no dia 4 de outubro de 2007.
O jogo foi baseado no mangá e no anime Dragon Ball, e é o primeiro jogo da série a ter conexão Wi-Fi na versão do Nintendo Wii. Budokai Tenkaichi 3 também possui mais de 150 personagens jogáveis e mais de 30 estágios; elementos recorrentes em relação a seu antecessor, Budokai Tenkaichi 2, como os Blast Stocks e os Ki Gauges. Cada versão do jogo tem um modo exclusivo: enquanto a versão do Wii tem o modo online com o Wi-Fi, a versão para PlayStation 2 tem o Disc Fusion System, que serve para acessar níveis novos de jogos anteriores, e ao mesmo tempo compensar a falta do primeiro. Ainda no ano de lançamento, o IGN elegeu Budokai Tenkaichi 3 como o "melhor jogo de luta para Wii da E3 2007".[9] O jogo teve um total de 0,94 milhões de vendas globais para a versão Wii, e 3 milhões de vendas globais para a versão PlayStation 2.
Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 possui 150 personagens jogáveis, sendo que, 120 deles estiveram presente em seu antecessor. O jogo também introduz novos personagens que ainda não haviam aparecido em jogos de Dragon Ball Z, como Rei Cold, Nail e Rei Vegeta. Além disso, possui mais de trinta estágios jogáveis, cujo cenário varia entre dia e noite, sendo que, os estágios noturnos possibilitam a transformação, através da lua, de alguns personagens. Em relação a seu antecessor, Budokai Tenkaichi 3 agora possui movimentos mais simplificados, com o uso de combos por um botão.[14] Além disso, ele tem dez modos diferentes de jogo, dentre eles: "Dragon History", onde o jogador disputa batalhas referentes ao enredo da série, que é dividida em sagas; nesse modo pode-se também obter novos personagens, Z Points e achar as Dragon Balls escondidas; "Ultimate Battle", em que há quatro sub-modos, o Sim Dragon, um simulador de batalhas, o Mission 100, modo em que se adquire pontos por vencer batalhas, o Survival Mode, destrancado ao completar 30 batalhas do Mission 100, e o Disc Fusion System, sub-modo exclusivo para versão do PlayStation 2.
A versão do jogo para Wii também oferece um modo único, o "Dragon Net Battle", em que se pode jogar online com outras pessoas. Além disso, essa versão possibilita que o jogador utilize movimentos de ataque no jogo da mesma forma em que eram feitos em Dragon Ball Z, como o Kamehameha e a Genki Dama; e também pode ser jogada com o Wii Remote ou o Nunchuk. Budokai Tenkaichi 3 acrescenta a possibilidade de o jogador salvar as lutas que gostou para poder assistir depois; assim como também introduz novos movimentos, como o Sonic Sway, que serve para desviar de ataque próximos. Outros modos presentes no jogo são o "Evolution Z", que serve para a compra de itens e customização de personagens através dos Z Points, e o "Character Reference", modo que tem dados sobre Dragon Ball. O jogo também possui elementos da série, como os ataques Blast 1, que servem como preparação para os ataques especiais e que são usados dependendo do número do Blast Stock (estoque de explosão), e Blast 2 (ataques especiais) e que são usados dependendo do número do Ki Gauge (Barra de Ki). Outros elementos, como a barra de vida e a luta limitada por tempo reaparecem no jogo.


