





Atari Jaguar


Console:
Atari Jaguar
Empresa:
Atari
Gênero:
Variados
Lançamento:
18/11/1993

Jogadores:
Até 2

Atari Jaguar é um console de videogame da quinta geração com 64 bits, lançado pela empresa Flare II (Atari Corporation) em 1993, para concorrer com os consoles Mega Drive e Super Nintendo em poder de processamento.
Disputou mercado com o console 3DO e posteriormente com os videogame da 5ª geração. O Jaguar foi lançado inicialmente em algumas cidades selecionadas dos Estados Unidos em novembro de 1993 e, posteriormente no resto do país em 1994. Embora promovido como um dos primeiro consoles de 64 bits, o Jaguar provou ser um fracasso comercial, e levou a Atari a abandonar o mercado de consoles domésticos. Apesar do fracasso, o Jaguar possui muitos fãs e estes produziram muitos jogos Homebrew (não-oficiais), transformando-o em um clássico.
O Jaguar foi o último console lançado pela Atari Corporation. Flare Technology, uma companhia formada por Martin Brennan e John Mathielson, disseram que não poderiam fazer um console superior ao Mega Drive da Sega ou o Super Nintendo, mas fariam um console com preço competitivo. Impressionada pelo seu trabalho na Konix Multisystem, a Atari persuadiu-os a fundir a Flare Technology com a Atari, formando uma nova companhia chamada Flare II. Que inicialmente trabalhou no desenvolvimento de dois consoles. Um deles, com arquitetura de 32 bits (codinome Panther), e o outro um sistema de 64 bits (codinome Jaguar). Posteriormente, com o progresso do sistema Jaguar acima do esperado, a Atari cancelou o Panther, projetando manter o foco no desenvolvimento do Jaguar. Que lançado em novembro de 1993, com o preço inicial de U$249,99, com um acordo de menos de 500 milhões de dólares com a IBM. O sistema inicialmente lançado somente em Nova York e São Francisco Bay. A versão para o resto do país foi lançada posteriormente em 1994.
O Jaguar foi lançado com o slogan "Do The Math" ("faça as contas"), anunciando sua superioridade em relação aos sistemas concorres de 16 e 32 bits. Seu marketing era extremamente agressivo, apontando a superioridade do Jaguar em relação aos sistemas da época. Inicialmente, o Jaguar vendeu bem, superando inclusive o popular 3DO, mas isto durou apenas durante o período de férias de 1993. As desenvolvedoras de jogos contribuíram para o declínio das vendas com poucos jogos lançados e com qualidade baixa. Contribui ainda a história da Atari com seu Atari 2600, que ficou irremediavelmente manchada com seus futuros clientes e desenvolvedores.
O Jaguar mereceu elogios com vários hits, como Tempest 2000, Doom e Wolfenstein 3D. O título de maior sucesso do Jaguar foi sem dúvida Alien vs. Predator. Alien vs. Predator e Tempest 2000 foram frequentemente considerados como títulos definitivos do Jaguar. O restante se reduz a uma pequena biblioteca de jogos para desafiar os video games de 16 bits, que nunca ganharam notoriedade e caíram no esquecimento. Os desenvolvedores também se queixaram do controle do jaguar, que é muito complexo, com 15 botões e pouco prático.
A falta de títulos foi atribuída a dois fatores: os questionáveis longos termos que os desenvolvedores de jogos deveriam assinar ao desenvolver os jogos e a natureza problemática para desenvolver jogos para o Atari Jaguar. A Atari teve uma oportunidade para convencer os desenvolvedores de jogos, vital para a diversidade da biblioteca de jogos do Jaguar, com uma sólida performance de varejo, mas não aproveitou a oportunidade e após as férias que marcaram o lançamento do Jaguar, as baixas vendas questionaram a viabilidade do negócio da Atari. Como as vendas do 3DO (que custava em torno de três vezes o preço do Jaguar) foram bem sucedidas, a Atari falhou em atrair desenvolvedores que já estavam desenvolvendo em outras plataformas. Além do mais, o hardware do Jaguar foi prejudicado por uma falha no controlador de memória da CPU, que impedia a execução de determinados códigos pela memória RAM. Menos grave, mas também importante, defeitos na UART. A falha no controlador poderia ter sido atenuada por um código de desenvolvimento maduro, para desafogar os programadores de ter de detalhar cada pedaço de código. As ferramentas de desenvolvimento para o Jaguar saíram muito mais tarde que os programadores imaginaram, e a documentação era incompleta. Ainda por cima, o código de desenvolvimento oferecido era o tedioso assembly.
No final de 1995, o destino do Jaguar estava selado. As vendas da Atari caíram pela metade, de 38,7 milhões de dólares em 1994 para 14,6 milhões de dólares em 1995 . Em uma certa manhã de 1995, a Atari Corp. lançou um anúncio comercial com entusiasmo enaltecendo o poderoso sistema de jogo.
Lista de jogos lançados:
Alien vs Predator
Atari Karts
Attack of the Mutant Penguins
Breakout 2000
Brutal Sports Football
Bubsy in Fractured Furry Tales
Cannon Fodder
Checkered Flag
Club Drive
Cybermorph
Defender 2000
Doom
Double Dragon V: The Shadow Falls
Dragon: The Bruce Lee Story
Evolution: Dino Dudes
Fever Pitch Soccer
Fight For Life
Flashback: The Quest for Identity
FlipOut!
Hover Strike
International Sensible Soccer
Iron Soldier
Iron Soldier 2
I-War
Kasumi Ninja
Missile Command 3D
NBA Jam: Tournament Edition
Pinball Fantasies
Pitfall: The Mayan Adventure
Power Drive Rally
Raiden
Rayman
Ruiner Pinball
Super Burnout
Supercross 3D
Syndicate
Tempest 2000
Theme Park
Towers II: Plight of the Stargazer
Trevor McFur in the Crescent Galaxy
Troy Aikman NFL Football
Ultra Vortek
Val d'Isère Skiing and Snowboarding
White Men Can't Jump
Wolfenstein 3D
Worms
Zero 5
Zool 2
Zoop


